Um traficante insatisfeito com o Terceiro Comando Puro do Complexo do Dendê na Ilha do Governador, trocou de facção e foi integrar os antes rivais, o Comando Vermelho.
Segundo informações, o traficante era conhecido pelo apelido de Popó e atuava na Boogie Woogie (TCP), dentro da Ilha do Governador, território que é patrocinado pelo Morro do Dendê.
Insatisfeito com a gestão do chefão de vulgo Sistema, negociou sua ida para o Comando Vermelho da comunidade do Barbante. No dia que ele pulou da comunidade, matou um comparsa do plantão e levou fuzis e pistolas.
Um carro do CV ficou na sua espera na saída da Boogie Woogie, e foi em direção ao Barbante com os armamentos que ele roubou do paiol do Dendê.
Nas últimas semanas, traficantes do Barbante estavam aceitando as propostas do Chapola, frente do Dendê, oferecendo abrigo e mais condições financeiros ao lado do TCP. Em troca, ajudariam na futura invasão prometida no Barbante e Vila Joaniza.
SOLDADO DO TCP DE VULGO POPÔ CANCELOU O CPF DE UM SOLDADO ATIVIDADE DO TCP NO BOOGIE WOOGIE BW DA ILHA DO GOVERNADOR .
CV AVISOU QUE VAI ENTRAR NO MORRO DO DENDÊ pic.twitter.com/A7YlJX6FEc
— Favelas News (@FavelasNews) December 8, 2022
Por outro lado, no Barbante também existem crias do Dendê que eram da época da gestão do Marcelo PQD e Miltinho, e também usam seus meios para seduzir os soldados do Dendê para se juntar ao Barbante, prometendo voltar para Ilha numa nova gestão.
Desde 2007 não existia um clima de tensão por causa de disputa de territórios na Ilha do Governador, e os ânimos estão quentes entre as duas facções.