Na última segunda-feira, Coelho Neto, na zona norte do Rio de Janeiro, presenciou uma sessão de inúmeros tiros e tiros direcionados ao Morro do Jorge Turco (CV).
O número de disparos alarmou os moradores de Rocha Miranda e Coelho Neto, pois achavam que o Morro do Jorge Turco poderia ser palco de mais um conflito entre facções rivais.
Simplesmente não. As informações indicam que eram traficantes do Comando Vermelho, em homenagem a Marreta, que foi nomeado líder de Jorge Turco, mas está preso desde 2015 após ser preso no Paraguai.
Devido ao seu destaque como membro-chave da equipe de invasão do Comando Vermelho de meados de 2010 a 2015, Marreta foi atacado pelo governo. Era pessoa de confiança do FB, antiga frente da Penha, e integrante dos bondes da invasão do Complexo da Penha.
A chegada de Jorge Turco em 2010, que expulsou os traficantes da ADA e assumiu o controle das bocas de fumo antes de alugá-las no Complexo do Lins na zona norte, foi a causa do aumento da criminalidade em Marreta.
ANIVERSÁRIO DO SENHOR DAS GUERRAS MARRETA CHEFÃO DO CV NO BATEAU MOUCHE BARÃO PRAÇA SECA JORGE TURCO
SÓ NO REMETENTE pic.twitter.com/129GGbtT3d
À medida que seu império crescia, ele teve um papel fundamental na retomada do CV na Praça Seca e na expulsão dos milicianos locais nas cidades de Baro, Menezes, Covanca, Bateau Mouche e Caixa D’água.
Marreta havia sido o foco de inúmeras operações policiais na Praça Seca durante meses quando, durante uma dessas operações em uma floresta, foi ferido na perna e forçado a deixar o Brasil com destino ao Paraguai.
Jorge Turco em festa aniversário do Pai Marreta 🇹🇷🚩⚒️❤️ pic.twitter.com/esqs50E0pG
— JORGE TURCO DMM MRT OFC CV⚒️🐻👼🏻🇹🇷🚩 (@Jorgeturco222) October 24, 2022
Em uma mansão na área de Ykua Sati da cidade de Assunção, ele foi detido. Ele continuou a tentar fugir quando os agentes chegaram, pulando em casas próximas, mas foi pego.
Marreta teria fugido dos combates no Rio de Janeiro na época para providenciar a entrega direta de cocaína e armas para seu lado do Paraguai, segundo a Secretaria de Segurança Pública.